Petterson Dantas nasceu em Caicó/RN e reside em Natal desde os 17 anos. Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, criou a série "Ode a Oscar", na qual ilustra importantes obras de Niemeyer retratando os contrastes e a beleza dos edifícios projetados pelo mais famoso arquiteto brasileiro.
Leia a descrição do projeto e veja as ilustrações, a seguir.
Esta é uma série que ilustra algumas das mais importantes obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). É Formada por 11 peças que retratam edificações e monumentos localizados no Brasil e exterior, executados entre 1940 (Igreja de São Francisco, Pampulha, Belo Horizonte) e 2001 (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba).
A intenção das ilustrações foi observar a arquitetura de Niemeyer a partir de uma série de contrastes presente em sua obra:
Curvas x Retas
Terra x Céu
Cheios x Vazios
Branco x Colorido
Para isso, cada obra foi transformada em uma figura plana a partir da identificação de suas faces e linhas essenciais. O background formado por faixas ortogonais coloridas enfatiza os contrastes explorados e marca pontos de atenção das obras.
A série Ode a Oscar permite a construção de um grande painel com a justaposição das ilustrações conectadas pela continuidade do background utilizado em cada uma. Nesse painel, as peças se misturam como ladrilhos coloridos que revelam formas familiares à medida que o observador se aproxima.
Para conhecer todas as ilustrações da série Ode a Oscar, clique aqui.